top of page
marceloespind

Autoconhecimento como uma prática


a prática do autoconhecimento no dia a dia

A psicologia estuda os processos mentais (memória, linguagem, pensamento etc.), as emoções, nossos comportamentos e necessidades sociais. Desde os primórdios, a psicologia enfrentou um dilema: como estudar os processos introspectivos? Por que uma pessoa sente o que sente e pensa o que pensa? Teorias psicológicas, como as de Freud e Jung, tentam oferecer explicações.


Mas o que isso tem a ver com você? Tudo! Vivemos o mesmo dilema diariamente. Tentamos entender o que acontece ao nosso redor, mas muitas vezes temos dificuldade em compreender a nós mesmos.


Em outras palavras, por que o autoconhecimento é fundamental para nossas vidas e por onde começar? Porque, se você não der uma chance a si mesmo, ninguém o fará. Um caminho é parar de tentar explicar ou justificar tudo o que acontece com você. Em vez disso, pergunte-se o que te leva a pensar e a se comportar de certas maneiras.


É um exercício simples de reflexão que deveríamos estar acostumados a fazer, mas não o fazemos. Em parte, porque nossa cultura nos diz que temos que dar respostas, que precisamos resolver as coisas; somos constantemente lembrados das exigências e do contrato social que assinamos sem ler.


Acontece que é a maneira como você pensa, o seu lado introspectivo, que vem à tona, sem que você se dê conta, quando está interagindo com o mundo e com as pessoas ao seu redor. Ou seja, você sempre é você mesmo, mesmo que não saiba quem você é.


Até quando você vai viver na escuridão enquanto tenta mudar sua realidade externa?


Espero que este texto te ajude na reflexão que estou propondo.


Até o próximo texto!

33 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

A Noite

Ética

Comments


  • Whatsapp
bottom of page