Primeiro vamos lembrar o que é um projeto: é um esforço temporário para criar um produto, serviço ou resultado únicos.
Temos dois modelos principais de gestão de projetos:
1. O tradicional: o cliente recebe o produto no final do projeto.
O processo segue essas etapas:
Iniciação.
Planejamento.
Execução.
Monitoramento e controle.
Encerramento do projeto.
Tudo acontece de maneira linear e a entrega, como dito, é feita no final. O escopo precisa ser definido logo no começo e é desejável que ele não seja alterado. Alterações no escopo podem levar a aumentos no prazo ou no custo do projeto.
2. Metodologia ágil de gestão de projetos: no nosso caso o Scrum. A principal diferença em relação ao método tradicional é que o produto é entregue em etapas, chamadas de Sprints, que duram normalmente de 2 a 4 semanas . A cada Sprint há um incremento do produto, ou seja, uma nova funcionalidade é implementada, agregada ao produto (“Deploy” ou “Implantação” na imagem abaixo). Existe um escopo previsto mas ele não é fixo; entre uma Sprint e outra é possível mudar o escopo, priorizar uma funcionalidade ou até inserir uma que não estava prevista. Aqui a palavra é flexibilidade.
Crédito pela imagem: https://nerukanadun.medium.com/sprint-flow-8281d9e1ecf5
Como Começar com Scrum?
O conceito do Scrum é simples, mas exige estudo e prática. A curva de retenção do conhecimento de Hermann Ebbinghaus mostra que a repetição é fundamental para a aprendizagem eficaz. Expor-se ao mesmo conteúdo várias vezes aumenta a retenção do conhecimento.
Mas tem outro fator determinante: a relação entre você e a metodologia.
Para que o processo funcione, existem dois papeis que são primordiais de serem exercidos: O Product Owner ou Dono do Produto e o Scrum Master ou o Facilitador do Scrum.
Product Owner: Define as funcionalidades a serem implementadas e a ordem de implementação. Interage com os clientes, entende as demandas, traduz as necessidades para os desenvolvedores e apoia a equipe do projeto. Suas responsabilidades principais, então, são: atender às necessidades dos clientes e trabalhar na evolução do produto.
Scrum Master: é o facilitador do processo, o guardião da metodologia, o integrador da equipe. É ele quem faz com que o processo de gestão do projeto aconteça. Nesse caso, disciplina, organização, gestão de equipes, controle de atividades, gestão de tempo, são as habilidades requeridas.
É importante entender esse segundo fator. É necessário refletir sobre como você, com sua personalidade, poderá efetivamente contribuir; é necessário responder à seguinte pergunta: onde eu me encaixo? Além disso, quais habilidades comportamentais você precisa evoluir ou adquirir?
Conclusões:
Estudar e praticar o método, pois a repetição melhora a aprendizagem.
Desenvolver as habilidades necessárias para aplicar a metodologia de forma eficaz.
Esses dois pontos são interdependentes; um não funciona sem o outro.
Espero que este texto te ajude a refletir sobre a sua evolução pessoal, é disso que estou tratando aqui. Aprender e atuar com projetos ágeis é uma consequência.
Boa sorte, entre em contato se eu puder ajudar com algo mais!
Comments